Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
7/12/19

Dams

Operação "Pare e Siga" na região de Macacos será encerrada nesta sexta-feira (12/7)


A partir das 12h desta sexta-feira (12/7), os trechos com operação "Pare e Siga" na região de São Sebastião das Águas Claras (Macacos) serão substituídos pelo sistema "Operação Assistida". Os locais são próximos de estruturas da Vale que estão em processo de descaracterização pela empresa.

A operação assistida consiste na liberação total do trânsito nos dois sentidos e a instalação de postos de monitoramento nos trechos para o caso de uma emergência de rompimento de barragem.

A equipe de evacuação e emergência da Vale permanecerá em alerta 24 horas por dia, com autonomia para intervenção no tráfego caso identificada alguma anormalidade nos monitoramentos da barragem B3/B4 da mina Mar Azul, orientando os condutores de veículos para as áreas seguras e pontos de encontro existentes.

 

Locais onde o "Pare e Siga" será substituído pela "Operação Assistida"

Trecho 1:
Ponto Inicial: AMG 160 - Entrada da Pousada Mata Atlântica;
Ponto Final: AMG 160 - Interligação com a entrada da estrada da Mata do Engenho;

Trecho 2:
Ponto Inicial: Rua Dona Maria da Glória - Próximo a Igreja de São Sebastião;
Ponto Final: Rua Dona Maria da Glória - Próximo à Praça do Capela Velha;

Trecho 3:
Ponto Inicial: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - Próximo à Praça do Capela Velha;
Ponto Final: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - S/N

 

Localização

Os trechos estão na área de abrangência da Barragem B3/B4, que é uma das estruturas pertencentes à Vale. A barragem está em nível 3 de alerta de emergência e os procedimentos de segurança devem ser conhecidos por todos nas proximidades. Leia a seguir mais informações sobre a barragem e saiba como agir em caso de uma emergência.

 

Segurança

Para garantir a segurança dos usuários que trafegam por esses trechos, o sistema de Pare e Siga foi adotado em 18 de fevereiro. Ele consiste em interditar a rodovia em cada um dos sentidos, alternadamente.

Após acordo com autoridades públicas, as operações com Pare e Siga encerram-se nesta sexta-feira (12/7), a partir das 12h, quando a via retoma seu fluxo contínuo com a chamada Operação Assistida.

A equipe de evacuação e emergência da Vale está em alerta 24 horas por dia, para orientar os condutores no caso de alguma anormalidade.

A estrada está sinalizada com placas indicativas sobre risco de inundação, áreas seguras e pontos de encontro.

 

Como agir em caso de uma emergência de rompimento de barragem

Em caso de uma emergência de rompimento de barragem, a via será interditada nos dois sentidos sinalizados e os usuários serão orientados a seguirem para os pontos seguros, onde devem aguardar novas orientações.

 

Estabilidade da barragem

  • A barragem B3/B4 encontra-se inativa, sem receber rejeitos da produção do minério de ferro.
  • Em 20 de maio, a Vale iniciou as atividades de sondagem, que vão durar 60 dias, para definir a solução mais viável para as obras de contenção da barragem.
  • Serão avaliados nove pontos para a instalação da estrutura de contenção, ao longo de 8 km de distância a partir da barragem, incluindo a entrada de Macacos.
  • A Vale mantém os controles e níveis de monitoramento geotécnico da barragem constantes.
 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda