Tutup

Karyawan Vale tersenyum di lanskap hijau. Dia mengenakan seragam Vale
hijau, kacamata, helm, dan penutup telinga. Artefak gelombang visual Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
03/10/24

Culture

Mar de fitinhas, mostras e programação cultural no Círio 2024

4/10/2024  

Mar de fitinhas, mostras e programação cultural no Círio 2024  

Iniciativas do Instituto Cultural Vale valorizam cultura regional  
 

Ilustração de Renata Segtowick traz elementos do Círio, num "mar de fitinhas" | Créditos: Renata Segtowick 



A poucos dias da grande romaria do Círio de Nazaré, Belém vive uma atmosfera típica deste período do ano. As sacadas vão ganhando enfeites, o cartaz do Círio está colado na porta de grande parte dos lares da capital e a maniçoba, prato tradicional do almoço do Círio, já está cozinhando e deixando o aroma nesse clima que dá um colorido a mais e transforma a experiência de quem está morando ou visitando a cidade das mangueiras. 
 
Para o povo criativo da nossa capital, tudo isso é inspiração. A artista e ilustradora paraense Renata Segtowick assina este ano a ilustração que embeleza o painel que ambientará a Estação das Docas, homenagem do Instituto Cultural Vale à maior festa do povo paraense. Para criar o mar de fitinhas, como ela explica, Renata se inspirou no mar de gente: são mais de 2,5 milhões de pessoas que se reúnem nas ruas de Belém.    

Renata Segtowick assina este ano a ilustração que embelezará painel que será instalado na Estação das Docas | Créditos: Ana Lu 


Para Renata, que desenha desde criança e há mais de 20 anos trabalha com ilustrações, o Círio é sempre inspiração. “Só quem vive essa época em Belém pelo menos uma vez sabe o que eu estou dizendo. São tantas nuances de uma procissão/festa que todo ano eu tenho uma ideia diferente. A minha ideia para essa ilustração foi fazer um ‘mar de fitinhas’ e, nesse mar de fitas, alguns dos elementos que o universo do Círio nos dá. Usei o barco na procissão fluvial, o colorido brilhante da maçã do amor, trouxe os brinquedos de miriti, os promesseiros, a culinária. E a vendedora de fitas, que escolhi ser representada por uma mulher, uma das várias Marias que ajudam a construir esse momento mágico chamado Círio”, explica.  
 
A Vale está presente no Pará há 40 anos e, há mais de 20 anos, é patrocinadora oficial do Círio de Nazaré. Por meio do Instituto Cultural, celebra e apoia essa grande festa. “Outubro é um mês especial para o paraense e pra gente também. É Círio de Nazaré. Todo ano é uma experiência única e este é ainda mais especial, porque Belém se prepara para receber a COP 30. A cidade e o povo paraense que fazem essa linda festa, certamente vão apresentar o melhor da Amazônia para o mundo”, afirma o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.  

Programação para o Círio 

Quem estiver na capital, vai poder “mergulhar” no mar de fitinhas criado por Renata na Estação das Docas. E o Instituto Cultural Vale e a Vale prepararam, para este ano, uma série de iniciativas com foco na experiência de viver o Círio de Nazaré em toda a sua singularidade e diversidade cultural, como o “Círio na Estação”, que vai levar programação musical, de 10 a 13 de outubro, na Estação das Docas, em parceria com a Pará 2000. O espaço também será palco da apresentação da Banda Sinfônica do projeto Vale Música Belém, na chegada do Círio Fluvial, no sábado, 12.  
 

Banda Sinfônica do Vale Música Belém faz apresentação na Estação das Docas, durante a chegada do Círio Fluvial, no sábado (12/10) | Créditos: Ediel Sousa


 

Já durante a Trasladação, em palco montado na noite do sábado, grupo de cordas e piano do projeto Vale Música vai trazer repertório mariano, na Casa Vale Música, localizada na Avenida Nazaré. Ainda na noite de sábado, o público também terá oportunidade de experimentar visualmente um show de drones, nas imediações do Forte do Presépio, na Cidade Velha. No domingo da grande procissão, 13, o Coral Infanto-Juvenil Vale Música, composto por 45 crianças e jovens com idades entre 10 e 12 anos, vai cantar músicas também do repertório mariano na Casa Vale Música.  
 
Programação cultural em Belém 

Desde a sua criação, o Instituto Cultural Vale busca valorizar, cada vez mais, os saberes e fazeres do Pará. De 2020 a 2023, foram 130 projetos patrocinados no Pará, com R$ 132,8 milhões de investimentos em projetos patrocinados, autorais e colaborativos pelo fortalecimento da cadeia produtiva da economia regional. Hoje, são mais de 50 projetos culturais patrocinados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  
 
Neste mês de outubro, tão especial para o povo paraense, parte dessas ações com várias mostras poderão ser conferidas pelos visitantes para se aprofundar na cultura amazônica. Tem a exposição imersiva 'Círio de Sensações' no Museu do Círio. O Museu do Estado do Pará, está com a exposição “Fruturos - Tempos Amazônicos. O projeto Arte Pará 2024, com a exposição "Um Norte [transcursos – caminhos], está na Casa das Onze Janelas. E ainda, no Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) inaugurará no dia 10 de outubro, a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais”. Mais informações sobre as exposições podem ser conferidas no site www.institutoculturalvale.org.  

Homenagem da Vale e do Instituto Cultural Vale ao Círio 2024: https://www.youtube.com/watch?v=ytPym7pq3Nk

 

  

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center