Imagem de header interno Imagem de header interno
08/10/21

Culture

Instituto Cultural Vale patrocina o Círio de Nazaré

Ainda em função da pandemia, a edição de número 229 do Círio terá programação reduzida e adaptada ao ambiente on-line

Vale e o Instituto Cultural Vale celebram junto com os paraenses a sua maior manifestação cultural, o Círio de Nazaré, celebrado na próxima terça-feira, 12. Ainda em função da pandemia, a edição de número 229 do Círio terá programação reduzida e adaptada ao ambiente on-line. As tradicionais procissões que reúnem milhões de devotos, romeiros e promesseiros no segundo domingo de outubro nas ruas de Belém não serão realizadas, mas o paraense é confiante e esperançoso. Esse sentimento é renovado no Círio, fazendo a capital ferver cultura nesse período tão especial do ano. Confira a programação oficial do Círio 2021: https://www.ciriodenazare.com.br/.

As decorações das sacadas e portarias dos prédios, cartazes nas portas das residências e o cheiro inebriante de maniçoba que é sentido em cada esquina da cidade são manifestações que traduzem a riqueza cultural do povo paraense.

"Temos enorme orgulho de patrocinar o Círio de Nazaré, especialmente por tudo o que representa para o estado, para a cultura do nosso país e do mundo. Não há nada mais paraense do que o Círio. As manifestações culturais regionais fazem de nós e representam quem somos, por isso, devem ser cuidadas e celebradas", diz Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Saldanha explica a relação do Instituto Cultural Vale e o Círio. "A Vale patrocina, desde 2002, o Círio de Nazaré e, em 2020, lançou o seu Instituto com o objetivo de valorizar a diversidade cultural brasileira e promover a salvaguarda de nossos bens culturais. Por isso, a partir deste ano, o Instituto Cultural Vale assume o papel de patrocinador oficial desta celebração tão representativa da nossa gente", ressalta.

O Círio de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2004, e reconhecido mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2013.

Desde 2002, a Vale lança campanhas institucionais em Belém com o objetivo de valorizar as tradições relacionadas ao Círio. Este ano, com personagens reais e trilha sonora original, lança, ao lado do Instituto Cultural Vale, o filme institucional "A Nossa Esperança", que fala sobre o poder da cultura paraense e sobre como ela nos deu - e continua dando – esperança para os dias melhores que certamente virão com o fim da pandemia. O vídeo está disponível no YouTube da Vale

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda