Zárás

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2020. 08. 04.

Dams

Vale e Defesa Civil estabelecem rotina mensal de testes de sirene de barragens

Atividade é preventiva e prevista nos planos de emergência de barragens

A Vale, com apoio das Defesas Civis Estadual e municipais, inicia, em agosto, rotina de testes mensais dos sistemas de sirenes de barragens de quatro minas em Minas Gerais. A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região.

Brumadinho

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, por volta de 10h, será realizado o comissionamento do sistema de sirenes da barragem Capim Branco, da Mina Jangada, em Brumadinho. O comissionamento consiste no acionamento das sirenes para teste técnico dos equipamentos. As autoridades competentes e a população do entorno já foram comunicadas sobre o teste. O som poderá ser ouvido em parte das comunidades de Jangada e Casa Branca, no Condomínio Recanto da Neblina e em propriedades rurais próximas. Antes do acionamento das sirenes, será emitida uma mensagem reforçando que a atividade consiste em um teste.   

Após esse primeiro acionamento do sistema, a Vale manterá uma rotina mensal de teste de sirenes, que ocorrerá todo dia 5 de cada mês, sempre por volta de 10h. Nesses testes de rotina, a partir de setembro, o som emitido será de música instrumental.

A barragem de sedimentos Capim Branco está inativa e encontra-se em nível 1 de emergência do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. Além de inspeções rotineiras de campo, a estrutura é monitorada permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). A Mina Jangada está inativa desde janeiro de 2019.

Ainda em Brumadinho, a Vale e as Defesas Civis também estão dando continuidade às ações de implantação dos PAEBMs das estruturas da Mina Córrego do Feijão. Após o primeiro acionamento do sistema sonoro das barragens Menezes I, Menezes II, B6 e B7 no ano passado, durante treinamento de emergência do Corpo de Bombeiros, está previsto o início da rotina mensal de testes de sirenes dessas estruturas a partir de outubro. O acionamento do sistema de alarme das barragens da Mina Córrego do Feijão, para testes, ocorrerá todo dia 5 de cada mês, sempre por volta de 10h, e será tocada uma música. O som poderá alcançar as comunidades de Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira, Pires e parte dos bairros Estela Passos, Bela Vista, Jota e Planalto.

Todas as barragens estão inativas e as estruturas de contenção de sedimentos Menezes I e B7 possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente. As barragens de sedimentos Menezes II e B6 encontram-se em nível 1 de emergência do PAEBM, protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante. Todas as estruturas são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico.

Sabará e Santa Luzia

No dia 19 de agosto, por volta de 10h, será realizado o comissionamento (primeiro teste de acionamento do sistema de sirene) da barragem Galego, da Mina Córrego do Meio, em Sabará. O alerta sonoro poderá ser ouvido em parte da área industrial do município de Santa Luzia, dos bairros Córrego das Lajes e Borba Gato, da Vila Bom Destino e parte da Rodovia BR-381.

Antes do acionamento das sirenes, será emitida uma mensagem informando sobre o teste. Depois do comissionamento, a Vale manterá uma rotina de testes mensais, que ocorrerá todo dia 19 de cada mês, sempre por volta de 10h. O som emitido será de música instrumental.

A barragem de rejeito Galego está inativa, possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, durante 24h. A Mina Córrego do Meio está paralisada desde 2006.

Santa Bárbara

Também no dia 19 de agosto, por volta de 10h, acontece o primeiro teste de acionamento do sistema de sirene da barragem Principal, da Mina Capanema, em Santa Bárbara. O alerta sonoro poderá ser ouvido em parte da área do Parque Serra do Gandarela e Vigário da Vara.

Será veiculada uma mensagem informando sobre a realização do teste no início da atividade e, a partir de setembro, a rotina de acionamento de sirenes para teste ocorrerá todo dia 19 de cada mês, sempre por volta de 10h, com música instrumental.

A barragem de sedimentos Principal está inativa, possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, durante 24h. A Mina Capanema está paralisada desde 2003.

Rotina de testes de sirene de barragens de mineração

Mina Jangada
A partir de agosto, sempre no dia 5 de cada mês, por volta de 10h

Mina Córrego do Feijão
A partir de outubro, sempre no dia 5 de cada mês, por volta de 10h

Mina Córrego do Meio
A partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, por volta de 10h

Mina Capanema
A partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, por volta de 10h

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda