Imagem de header interno Imagem de header interno
13.5.2020

Social

Projeto Máscara para Todos reúne mais de 40 costureiras de Brumadinho

Grupo vai produzir 30 mil máscaras de tecido até o fim do mês para trabalhadores da Vale na região

Com a crescente demanda por máscaras de pano reutilizáveis no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Vale, o Instituto Yara Tupynambá e a Associação Talentos Regionais se uniram no Projeto Máscara para Todos. Mais de 40 costureiras de Brumadinho inscreveram-se e estão participando da iniciativa. O grupo vai produzir, até o final de maio, 30 mil máscaras para serem utilizadas, inicialmente, pelos empregados próprios e terceirizados da Vale que estão trabalhando em campo. A primeira remessa foi entregue no início da semana, com mais de três mil máscaras.

Além da geração de renda para as costureiras locais, o projeto também vai ajudá-las a sair da informalidade, por meio de consultoria técnica e jurídica para a formalização de MEI (Microempreendedor Individual). A iniciativa inclui, ainda, consultoria em design de moda para aperfeiçoamento de técnicas de costura, gestão de qualidade, armazenamento, estoque e logística. A Associação Talentos Regionais, responsável pela seleção e acompanhamento do processo produtivo, receberá recursos para investir nos projetos desenvolvidos, como a capacitação profissional de suas integrantes, aquisição de equipamentos para as oficinas e contratação de mais profissionais.

Fornecedores locais

Além de Brumadinho, a Vale contratou 15 fornecedores em sete municípios no Estado de Minas Gerais, para produção de mais de 784 mil máscaras de tecido. A companhia buscou projetos sociais, associações e pequenas confecções, além de fábricas de uniforme, para a compra destes produtos, como forma de apoiar a economia nos locais onde está presente. O investimento soma R$ 3 milhões.

O Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), em Itabira, foi uma das entidades contratadas para a confecção de 25.500 máscaras. De acordo com Ronaldo Silvestre, fundador do instituto, 37 mulheres estão envolvidas no trabalho. "A solidariedade precisa estar vinculada ao desenvolvimento social e sustentável da cidade. Essa ação é uma oportunidade para essas mulheres terem um trabalho digno e remunerado para o sustento de suas famílias neste momento de dificuldade. Elas também estão aperfeiçoando técnicas de costura para estarem aptas a assumir vagas em fábricas e confecções quando a pandemia de Covid-19 passar", conta Silvestre.

Confecção de máscaras é oportunidade de trabalho remunerado para grupo de mulheres em Itabira

Prevenção

A Vale instituiu, em abril, a obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as suas operações. De acordo com Daniel Penna, médico e gerente de Saúde Ocupacional da Vale, a utilização do produto é necessária para mitigar a disseminação de Covid-19. "Apesar de não ser considerada Equipamento de Proteção Individual (EPI), a máscara de tecido é mais uma barreira de proteção contra o novo coronavírus. Dentro das nossas unidades, essa medida se junta a outros controles já existentes para o enfrentamento da doença, como a realização de triagem nas portarias com uso de câmeras termográficas, aplicação de checklist diário de saúde, reforço dos protocolos de limpeza e desinfecção de ambientes e equipamentos, adoção de efetivo mínimo nas operações e o estabelecimento de regras de distanciamento social, dentre outras ações".

Ainda segundo Penna, os empregados próprios e terceirizados receberam kits de máscaras de tecidos com instruções de uso e higienização. "A quantidade foi definida com base na troca da máscara a cada duas horas e considerando também o tempo de lavagem e secagem do produto para novo uso".

A Vale cumpre todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e reforça o seu compromisso com a segurança de seus empregados e comunidades.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda