Fábrica de Supressor de Poeira Sustentável à Base de Plástico PET é inaugurada
recent-searches
Pikalinkit
•
Fábrica de Supressor de Poeira Sustentável à Base de Plástico PET é inaugurada
Nesta sexta-feira (14/06), foi inaugurada a primeira fábrica de supressor de poeira à base de plástico PET reciclado em Cariacica, Espírito Santo. Desenvolvido pela parceria entre a Vale e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o supressor contribui para a redução do descarte de lixo, gera renda para catadores de material reciclável e reduz a emissão de poeira das operações em Tubarão. A planta da Biosolvit, com 2,7 mil metros quadrados, possui capacidade para processar 70 toneladas de plástico por mês.
O plástico é triturado e passa por um processo de reciclagem química que o transforma em resina biodegradável. Esta resina é aplicada em pilhas de minério de ferro e carvão, carregamentos ferroviários e vias de acesso não pavimentadas, formando uma película protetora que evita a emissão de poeira. A produção da fábrica de Cariacica será utilizada nas operações da Vale na Unidade Tubarão, em Vitória, e ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, além de algumas operações em Minas Gerais.
Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização e Briquetes da Vale, ressalta a importância do projeto: “A inauguração da fábrica nos permitirá ampliar a aplicação do supressor para todas as nossas operações em Tubarão e expandir para outras operações, ao longo da ferrovia e em Minas Gerais. Com eficácia comprovada, a fábrica completa uma importante fase deste belo projeto”. Com potencial para retirar mais de 1 milhão de garrafas PET do meio ambiente mensalmente, a produção deve atingir 400 mil litros/mês em 2024, podendo chegar a 780 mil litros/mês até 2026.
O supressor de poeira sustentável é um avanço significativo na gestão ambiental da Vale, contribuindo para a economia circular e a redução do impacto ambiental. “O supressor sustentável é capaz de transformar a vida de muitas pessoas, pois gera renda para os catadores de materiais recicláveis”, destaca Malu Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale. Além disso, o projeto Reciclo da Vale fortalece as associações de catadores de material reciclável, aumentando a coleta seletiva e promovendo o desenvolvimento comunitário.
A instalação da fábrica faz parte da estratégia da Vale para viabilizar a produção do supressor em larga escala, por meio do desenvolvimento de fornecedores parceiros e sublicenciamento da patente. A expectativa é ampliar a operação da Biosolvit com a construção de uma nova fábrica em Minas Gerais, com um investimento previsto de R$ 30 milhões nos próximos anos.
O supressor de poeira sustentável, patenteado pela Vale e UFES, não só melhora o controle ambiental, mas também promove a sustentabilidade e inovação na indústria de mineração. Este projeto é um exemplo de como a colaboração entre a academia e a indústria pode resultar em benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos.