ABAV 2024: Brumadinho apresenta suas atrações em novo mapa turístico e reforça sua vocação como destino sustentável
recent-searches
Pikalinkit
•
ABAV 2024: Brumadinho apresenta suas atrações em novo mapa turístico e reforça sua vocação como destino sustentável
Plataforma digital permite buscas que facilitam planejamento de viagens. Vivências turísticas da cidade mineira também estão reunidas no Catálogo Céu de Montanhas, um dos finalistas do prêmio Braztoa de Sustentabilidade
O setor turístico de Brumadinho, em Minas Gerais, chega à ABAV Expo 2024, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, entre os dias 26 e 28 de setembro, com uma grande novidade: o lançamento do novo Mapa do Turismo da cidade, uma plataforma digital que permite ao turista conhecer a rede de serviços turísticos da cidade, separados por região e por categoria: meios de hospedagem, meios de alimentação, produtos e experiências.
Ao reunir e organizar os principais pontos de interesse da região, o material – que pode ser acessado aqui – oferece ao visitante uma visão completa das atrações do município, o que facilita o planejamento da viagem e favorece a estadia por mais tempo.
As atrações no mapa são divididas em sete regiões e o visitante encontra um pequeno descritivo de cada negócio, fotos e o contato. É possível também fazer a busca pela categoria e ter uma visão completa dos 55 estabelecimentos gastronômicos, 48 meios de hospedagem, 37 produtores locais dos mais diversos produtos e dois receptivos que participam da plataforma.
Crédito: Divulgação
Prêmio Braztoa
Muitos dos empreendimentos que estão no Mapa fazem parte também do Catálogo Céu de Montanhas, uma coletânea que reúne 39 produtos e vivências de Brumadinho que encantam turistas com opções bem variadas.
O Catálogo é um dos produtos do Programa de Turismo de Brumadinho, uma iniciativa desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, e que foi pensado para diversificar a oferta da região, facilitar o acesso do turista aos atrativos, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local. Entre as vivências, estão experiências gastronômicas, práticas de bem estar, turismo de aventura, artesanato e cultura.
“Brumadinho é um município muito extenso, com atrações diversas, então ter produtos como o novo mapa do Turismo, com suas variadas opções de busca, e o Céu de Montanhas, facilita bastante para o visitante organizar o seu roteiro e aproveitar ao máximo a sua viagem. Por outro lado, isso também fortalece muito a cadeia do turismo e a economia de Brumadinho”, explica Danielle Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale e coordenadora do Projeto de Turismo de Brumadinho.
O Catálogo está entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. A lista dos classificados foi anunciada no dia 9 de setembro. É a segunda vez consecutiva que o Céu de Montanhas fica entre os finalistas. Em 2023, recebeu menção honrosa. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 9 de novembro.
Sustentabilidade
O Catálogo Céu de Montanhas é uma das iniciativas do Programa de Turismo de Brumadinho, desenvolvido pela Vale em parceria com a Rede Terra, para contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade e com a geração de mais empregos e renda para os moradores. O Programa começou a ser desenvolvido em 2019 e, agora, em 2024 entrou em sua segunda etapa.
Nos primeiros três anos, o foco foi o desenvolvimento do setor com ações estruturantes, como o fortalecimento da governança, a diversificação da oferta turística local, ampliação de mecanismos de financiamento na área, além de desenhos de roteiros de experiências turísticas, contemplando produtores rurais, quilombolas e produção associada ao turismo, como artesanato e gastronomia, por exemplo.
Na nova fase, o Programa será voltado para o fortalecimento da governança turística, a competitividade e inteligência turística, o desenvolvimento de novos projetos e eventos, além de mecanismos de acesso a recursos financeiros para a cadeia produtiva do turismo. Tudo isso com foco principal na gestão sustentável dos produtos e serviços turísticos oferecidos.
“Dentro dessa visão de Sustentabilidade, o turismo de base comunitária, que envolve as comunidades locais no planejamento, desenvolvimento e gestão do setor em suas áreas, é fundamental. Isso contribui para a distribuição equitativa dos benefícios do turismo e para a minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades, e é neste sentido que temos trabalhado em Brumadinho”, explica Daniele Teixeira.
Todo o programa foi construído com base no diálogo com a Associação de Turismo de Brumadinho e região (ATBR), no Plano Integrado ao Turismo (PIAT), no Plano Municipal de Turismo e nas oficinas com grupos de apoio ao turismo realizadas em parceria com o Circuito Turístico Veredas, com a Associação Comunitária de Casa Branca (ACR-CB) e com a Comissão de Turismo da Encosta da Serra da Moeda.
Para detalhar esse trabalho, será realizado um painel, dentro da ExpoAbav. Na quinta-feira, dia 26/09, às 17 horas, Daniele Teixeira e o turismólogo da Rede Terra, Gustavo Pinto, irão apresentar como uma metodologia inovadora desenvolvida para impulsionar o turismo sustentável em Brumadinho, está transformando o setor localmente, oferecendo suporte técnico ao trade turístico com uma abordagem única de mensuração contínua de resultados em busca de uma operação mais sustentável.
O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, também participa do painel e apresenta como sua operação tem priorizado o impacto ambiental reduzido e o desenvolvimento socioeconômico de Brumadinho.
As muitas Brumadinhos
As vivências e produtos reunidos no Catálogo Céu de Montanhas possibilitam ao turista fazer várias viagens no mesmo destino. São diversos tipos de experiências que permitem conexão com a natureza, imersão em produções culturais e artesanais, um relaxamento profundo com práticas e bem-estar e, claro, a saborosa culinária de Brumadinho, que tão bem representa a gastronomia mineira.
Um dos privilégios de quem visita Brumadinho é conhecer, por exemplo, um dos quilombos da região, uma oportunidade de contato com a ancestralidade e uma imersão numa comunidade com uma imensa produção cultural, material e simbólica.
A Vivência no Quilombo de Marinhos, que é certificado pela Fundação Palmares, oferece ao visitante um mergulho na identidade e na cultura local. Ao chegar o visitante é agraciado com uma apresentação musical onde os quilombolas trazem cânticos que carregam um pouco da história do local, e tem a oportunidade de escutar dos próprios quilombolas, um pouco sobre as suas manifestações e os valores da tradição histórico-cultural quilombola.
Dentro dessas manifestações, está o artesanato local com destaque para os produtos têxteis, e os visitantes poderão conhecer com detalhes essa produção.
Outro ponto forte do artesanato de Brumadinho é a cerâmica. A região abriga vários ateliês e essa experiência não pode ficar de fora do roteiro dos turistas.
O ateliê Saracura Três Potes, localizado em uma área de reserva ambiental, oferece uma vivência que reúne cachoeira e cerâmica: um passeio ao riacho e suas cascatas, seguido de uma prática de técnicas simples e potentes de modelagem da argila. E, claro, que a experiência não poderia terminar sem um lanche com produtos da região.
Culinária
Outra vivência que termina em uma mesa farta e bonita acontece no sítio Fotossíntese. Um lugar com produção agroflorestal orgânica, em que o pomar e a horta oferecem quase tudo que vai para a panela. Comida de verdade, preparada no fogão a lenha, servida na varanda com direito a uma bela paisagem, cerveja e cachaça. Os visitantes conhecem, com detalhes, os produtos servidos e ainda fazem uma imersão no mundo das abelhas sem ferrão.
Na Fazenda Ser-Tão, os visitantes passam pela experiência de colher os ingredientes que são usados no preparo da refeição. Recebidos por um chá ou suco de espécies colhidas por lá, os turistas aprendem um pouco sobre a agrofloresta, um modelo produtivo que prioriza o respeito às plantas, aos animais, aos seres humanos, ao solo, à água, enquanto recupera a natureza.
Inhotim
Todos os atrativos do Mapa do Turismo e do Catálogo Céu de Montanhas se juntam ao Inhotim, grande atração turística de Brumadinho.
No ano passado, o Instituto firmou uma parceria com a Vale no valor de R$ 400 milhões para um período de dez anos, o que tem permitido a ampliação da programação e da atuação do Inhotim. Uma das primeiras ações implantadas graças a essa parceria foi a ampliação da gratuidade, que acontece todas as quartas-feiras para qualquer visitante.
O Céu de Montanhas também ganhou visibilidade a partir da parceria da Vale com o Inhotim. Quem acessa o site do Instituto, encontra um link para o catálogo, mais um instrumento para facilitar o planejamento de viagens a Brumadinho. Na página https://www.inhotim.org.br/visite/, há a opção “Conheça Brumadinho”, e entre as opções está o catálogo.
Para acessar mais fotos, clique aqui.
Venha nos visitar na ABAV Expo 2024
26 a 28 de setembro
Horário: 13h a 20h
Endereço: CICB | St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50
Asa Sul, Brasília - DF
Piso 1 – Destinos Nacionais
Estande I18
ABAV TALKS
Painel: Brumadinho Sustentável: Inovando o Turismo Local com Impacto Positivo
Dia 26/09
Horário: 17h
Local: Arena Inovabilidade | CIVB
Palestrantes:
Gustavo Pinto – Turismólogo – Rede Terra
Daniele Teixeira – Turismóloga - Vale
Cristiano Maciel – Gerente da Experiência do Visitante – Instituto Inhotim
O Painel vai apresentar uma metodologia inovadora desenvolvida para impulsionar o turismo sustentável em Brumadinho/MG. Ela vem transformando o setor localmente, oferecendo suporte técnico ao trade turístico com uma abordagem única de mensuração contínua de resultados em busca de uma operação mais sustentável. Essa estratégia pode abrir novas oportunidades para agentes de viagem, promovendo o desenvolvimento sustentável. O Instituto Inhotim também apresenta como sua operação tem priorizado o impacto ambiental reduzido e o desenvolvimento socioeconômico do município.
Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com
See also