閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2024/07/15

Social

Projeto Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba, ASSOPESCA, MPF, Capitania dos Portos e Fórum dos Pescadores em defesa da Baía de Sepetiba relançam a campanha Pesca Legal

Evento acontece no dia 18 de julho, na ASSOPESCA, em Mangaratiba; iniciativa conta com apoio da Vale

No próximo dia 18 de julho, a Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (ASSOPESCA) realiza o relançamento da “Campanha Pesca Legal”, uma iniciativa do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em conjunto com a Capitania dos Portos e o Fórum de Pescadores da Baía de Sepetiba. A iniciativa conta com o apoio da Vale.

O objetivo da campanha é facilitar a emissão dos documentos necessários a pesca legal por parte da Marinha, visando reduzir a burocracia e os custos na emissão das autorizações para as pequenas embarcações artesanais. As 125 inscrições feitas pelas entidades de pesca do fórum serão contempladas com a legalização das embarcações.

A campanha contará com a participação de associações e colônias de pescadores da Baía de Sepetiba, que são responsáveis por divulgar as orientações e recolher, junto a seus associados, os documentos necessários para a emissão de autorizações de pesca. Por meio da Vale, a iniciativa contará com serviços de engenharia naval e distribuição de kits de segurança marítima.

“A regularização das embarcações dos pescadores artesanais e a divulgação das regras e normas são importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente e para a reconhecimento das comunidades pesqueiras da região”, reforça Catia Antonia da Silva, professora titular da UERJ e coordenadora do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba.

Ministério Público Federal – Procuradoria no Rio de Janeiro
O MPF tem a missão de promover a realização da justiça, a bem da sociedade e em defesa do Estado Democrático de Direito. Tem o compromisso de dedicação permanente à defesa do interesse público e da democracia.

Sobre o Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba
O observatório nasceu em 2021 no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores. O NUTEMC foi institucionalizado em 2002 junto ao CNPq e UERJ. É um projeto consorciado no diálogo com entidades de pesca artesanal, pesquisadores, professores e estudantes universitários e de escolas básicas públicas.

Sobre a ASSOPESCA
A ASSOPESCA (ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES, MARICULTORES E LAZER DO SAHY), organização sem fins lucrativos, fundada em 02 de setembro de 1998, vem promovendo a cidadania para a população socialmente excluída, por meio da educação, da geração de trabalho e renda e do apoio a ações de combate à fome e à miséria, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico da região, pautado sempre no auto sustentabilidade. Por meio do ensino de práticas produtivas cooperativistas e associativistas de valor cultural e/ou econômico para melhoria das condições de vida dos pescadores, maricultores e moradores da comunidade de Sahy. Tem com finalidade lutar com os pescadores por melhores condições, procurar junto as autoridades, todos os melhoramentos para a classe que a lei confere ser de caráter social, urbano, econômico e recreativo.

Sobre a Capitania dos Portos de Itacuruçá
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá tem o propósito de contribuir para a orientação, a coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Sobre o Fórum dos Pescadores em Defesa da Baía de Sepetiba
Criado em 2015, o fórum dos Pescadores em Defesa da Baía de Sepetiba nasceu com a missão de contribuir na garantia dos direitos dos pescadores e das pescadoras artesanais que atuam na Baía de Sepetiba. As entidades pesqueiras que participam do Fórum articulam com pesquisadores, professores e estudantes das universidades e com agentes públicos visando a garantia dos direitos ao trabalho, à cultura e à proteção ambiental.

Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.

Serviço:
Relançamento Campanha Pesca Legal
Data: 18 de julho
Onde: Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (AssoPesca), em Mangaratiba.
Endereço: Rua Rio, 5 - Mangaratiba, RJ.
Horário: 10 horas

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda