Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
1/14/22

Culture

Vale leva experiência imersiva pela cultura e a natureza do Brasil para Expo Dubai

Mineradora global apresenta experiência em realidade aumentada, exposição autoral do Instituto Cultural Vale e concertos do Programa Vale Música. Programação acontece entre janeiro e fevereiro, no Pavilhão Brasil e no Dubai Millennium Amphitheatre.

A Vale convida os visitantes do Pavilhão Brasil na Expo Dubai a uma experiência imersiva pela Floresta Amazônica, pela relação das comunidades brasileiras com a natureza e pela diversidade da cultura musical do país. As ações pensadas para a mostra refletem a profunda relação do povo brasileiro com a natureza e reforçam a urgência de atitudes para a preservação do meio ambiente e do futuro da vida no planeta.

O percurso tem início na Floresta Amazônica, com uma experiência em realidade aumentada. Presente em oito países e um território equivalente a quase metade do Brasil, a Amazônia abriga atualmente mais de 30 milhões de pessoas, milhares de espécies de plantas e é uma das regiões mais biodiversas do globo. Animais como a onça pintada e a arara-azul, parte da fauna do maior bioma do planeta, interagem virtualmente com o público. No espaço, é possível saber mais sobre as iniciativas socioambientais da Vale, que está presente há mais de três décadas na região, operando e ajudando a proteger uma área de 800 mil hectares de floresta, o Mosaico de Carajás, equivalente a cinco vezes as cidades de São Paulo ou Londres. No percurso, os públicos são convidados a refletir sobre a preservação da Amazônia, e saber mais sobre modelos de desenvolvimento sustentável que consideram a ciência e os saberes tradicionais de seus povos no compromisso com a floresta em pé.

A próxima parada é na exposição “Para além das margens”, apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com curadoria de Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão, em cartaz entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro. Nela, desvenda-se as relações entre o cotidiano de comunidades brasileiras e as paisagens onde vivem. O espaço foi inspirado nas construções tradicionais das palafitas, e o visitante pode usufruir de uma experiência imersiva ao se deparar com a importância vital da água para as pessoas, em seu dia a dia, educação e cultura, retratada em cada obra escolhida. Os trabalhos dos grandes fotógrafos Pierre Verger, Walter Firmo, Marcel Gautherot, Elza Lima, Maureen Bisilliat, Ronney Alano e Christian Knepper estão presentes. A exposição ainda conta com 3 vídeos do artista mineiro Cao Guimarães.

O passeio se encerra com duas apresentações do Programa Vale Música nos dias 19 e 20 de fevereiro. As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os alunos apresentam as regiões do Brasil e suas características através de um passeio que começa n’O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos, em uma viagem que passa pelos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Foto:
Onda