Stäng

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2023-05-16

Dams

Defesa Civil e Vale realizam simulado em Itabira e Santa Maria

Treinamento envolverá comunidades localizadas na ZAS das barragens Borrachudo II, Borrachudo, Quinzinho, Jirau, Alcindo Vieira, Piabas, Cemig I, Cemig II e Santana

A Vale, em conjunto com as Defesas Civis de Itabira e Santa Maria de Itabira, realizará no dia 20 de maio, sábado, às 16h, o simulado prático de emergência com a população localizada na Zona de Autossalvamento das barragens Borrachudo II, Borrachudo, Quinzinho, Jirau, Alcindo Vieira, Piabas, Cemig I, Cemig II e Santana. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolve trabalhadores da empresa e moradores da região. 

O simulado é uma oportunidade de treinamento para que a população conheça as medidas de segurança e prevenção e entenda como agir em caso de emergência envolvendo barragens. Por segurança, algumas vias serão interditadas no momento da ação (confira aqui). 

Como funciona? 


No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e a população deverá seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. 

Ao ouvirem a sirene, no momento do simulado, devem se deslocar os funcionários que trabalham nas barragens, os moradores e os visitantes que estejam nas Zonas de Autossalvamento em Itabira (comunidades Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Rocinha, Quintas da Rocinha, Padres, Gatos, São Pedro, Gaspar e na Zona Rural) e Santa Maria de Itabira (Gaspar, Flor do Vale, Morro do Vale, Córrego das Lage, Cordeiros, Morro Queimado/Chácara, Piteiras, Soares e na Zona Rural). 

O exercício prático faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas citadas, sendo seu objetivo reforçar a cultura de prevenção nas comunidades que vivem próximas a barragens, em consonância com a legislação vigente. 

Ressaltamos que não houve alteração na condição de segurança das barragens de Itabira. As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Mais informações podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Prevenção

A medida preventiva integra a profunda e contínua transformação promovida pela Vale na gestão de suas estruturas de disposição de rejeitos, direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e o cuidado com o meio ambiente.

A empresa cumpre um cronograma de testes de sirenes e exercícios simulados com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Já foram implementados mais de 100 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) em estruturas localizadas em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda