Sluiten

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
10-08-21

Reparation

Segurança hídrica para moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana será aprimorada


A população de Belo Horizonte e Região Metropolitana terá a segurança hídrica aprimorada a partir de novas medidas que serão implementadas pela Vale. Entre elas está a perfuração de poços e a interligação dos mesmos ao sistema da Copasa, em Sabará, a construção de uma nova adutora para abastecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Fama da concessionária, em Nova Lima, e uma série de ações para garantir mais tempo de autonomia para 32 usuários essenciais da região, como escolas e hospitais.

As medidas foram formalizadas, neste sábado (7), pela Vale e Ministério Público Estadual, com interveniência da Copasa, do Estado de Minas Gerais, da Aecom e da Angloglod Ashanti, em aditivo ao Termo de Compromisso que trata sobre o abastecimento de água da RMBH, que, agora, será levado para homologação judicial pelo MPMG. Todas as ações têm como objetivo reforçar a segurança para o abastecimento dos municípios que podem ser impactados em eventual suspensão da captação da ETA Bela Fama, localizada no rio das Velhas.

Em Sabará, a previsão é a implantação de 8 a 10 poços. Com profundidade de 300 a 450 metros, os poços terão capacidade para suprir o abastecimento de 200 l/s ao município, mesma vazão ofertada atualmente pela ETA Bela Fama. A alternativa foi identificada como a mais eficiente tendo em vista seu potencial hidrogeológico. A utilização da área também levou em conta a proximidade com a adutora da Copasa, com a qual os poços serão interligados.

Também será construído um sistema de captação para abastecer a ETA Bela Fama da Copasa. Esse sistema irá captar a água armazenada na barragem de Cambimbe, que é de propriedade da AngloGold Ashanti, e direcioná-la, por tubulação, numa extensão aproximada de 4 quilômetros, até a ETA Bela Fama.

A vazão a ser captada pelo sistema será capaz de abastecer cerca de 89 mil habitantes, sendo a totalidade do município de Raposos e parte de Nova Lima, atualmente abastecidos pela ETA Bela Fama. A utilização da barragem se mostrou estratégica em razão de sua proximidade com a estação da Copasa.

Para os usuários essenciais, serão implantados ou reativados reservatórios e/ou perfurados poços tubulares, incluindo as adequações necessárias, considerando a capacidade de reservação e a disponibilidade física de cada usuário. O objetivo é garantir uma autonomia de pelo menos 72 horas de água em cada caso.

A ETA Bela Fama da Copasa já tem uma barreira de proteção própria construída pela Vale ao seu redor. O encapsulamento feito pela barreira é capaz de proteger o ponto de captação preservando a estrutura e seus equipamentos em caso em que haja essa necessidade.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda