Sluiten

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
26-07-22

Culture

Instituto Cultural Vale: Exposição sobre Elke Maravilha ganha tour virtual

Aberta ao público no Centro Cultural Vale Maranhão, a mostra ELKE reverencia uma das artistas mais emblemáticas da cena artística brasileira

O universo de Elke Maravilha a um clique de distância. Inaugurada em maio pelo Centro Cultural Vale Maranhão, a exposição ELKE ganhou uma versão virtual. Indumentárias, perucas, entrevistas, shows, acessórios, além de fotografias da carreira da artista e itens de seu acervo pessoal poderão ser visitados acessando o site da instituição pelo endereço www.ccv-ma.org.br

Com curadoria de Gabriel Gutierrez e Ubiratã Trindade, a exposição é uma homenagem e agradecimento ao legado deixado por Elke Maravilha em diversos campos da criação humana: na moda, na indumentária, na cultura popular, no teatro, no cotidiano, na fé e nas lutas de gênero e das minorias. 

A exposição sublinha principalmente a filosofia que Elke propôs para a vida. “Elke era uma artista popular, e como estamos vivendo a era do virtual e do conteúdo de fácil acesso, ampliamos o alcance da experiência que a exposição proporciona, para que o pensamento e a ética de Elke Maravilha sobre diversos temas urgentes e tão necessários atualmente, cheguem a mais gente e reverberem para além dos espaços físicos do CCVM”, conta Gabriel. 

Do início na moda aos júris na televisão

A exposição traz mais de 210 fotos da carreira de Elke, desde o começo na moda – com desfiles dos estilistas Guilherme Guimarães e Zuzu Angel, e editoriais para revistas –, passando por sua presença no Carnaval, pela carreira no teatro e no cinema, até os programas de auditório de Chacrinha e Silvio Santos. Entre as imagens, também há registros de Elke pertencentes ao Instituto Moreira Salles, feitos pelo fotógrafo David Zingg, que capturou com maestria a essência poética da atuação da artista. Além do conteúdo fotográfico, vídeos de entrevistas e de participações na TV, e trechos do show “Elke canta e conta” – produzido em comemoração aos 70 anos da artista – compõem a mostra. 

Outro destaque é o altar que Elke Maravilha manteve durante sua vida, sem distinção de credo ou religião. Para ela, o altar sempre foi o reflexo do que somos e de como nos enxergamos e nos apresentamos ao mundo. Por isso, uniu objetos e imagens contraditórias, que, juntos, expressam a visão da artista. Dos gnomos aos colares que ora adornavam seu peito, de Jesus Cristo à chaleira da avó, de Chacrinha a Buda, da boneca Emília a Exu, cada objeto foi matéria que alimentou e constitui o gene da artista. 

ELKE fica em cartaz no CCVM até o dia 30 de setembro. E para aqueles que estiverem em São Luís e quiserem realizar a visita presencial à exposição, o Centro Cultural Vale Maranhão funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h, e fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís, com entrada gratuita. 

Serviço

O quê: Exposição ELKE – tour virtual 

Onde: www.ccv-ma.org.br 

Informações: 98 98143-6143 | E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br 

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda