Tutup

Karyawan Vale tersenyum di lanskap hijau. Dia mengenakan seragam Vale
hijau, kacamata, helm, dan penutup telinga. Artefak gelombang visual Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno

Conforme prevê a Lei de Igualdade Salarial - nº 14.611 de 04 de julho de 2023, que aborda a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres nas relações de trabalho, a Vale disponibiliza nesta página os relatórios gerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), produzidos com base em uma metodologia que considerou dados do sistema eSocial de 2023, agrupando diferentes funções em 5 grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

O artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que norteia a igualdade salarial no Brasil, determina que o salário será igual quando idêntica função, exercida com a mesma produtividade e perfeição técnica, entre empregados com diferença de tempo de serviço de pelo menos 2 anos na função e 4 anos de empresa. Assim, as diferentes formas de análise da Lei de Igualdade Salarial e do Artigo 461 da CLT podem gerar resultados distintos.

Equidade salarial é um tema relevante para a nossa empresa e publicado anualmente no nosso Relato Integrado desde 2017. No relato, que considera metodologias de referência internacional e as premissas da CLT, a diferença global de remuneração na Vale, em 2023, foi de 4 pontos percentuais. Eventuais variações decorrem dos níveis de senioridade e tempo no cargo e função.

A Vale estabeleceu um compromisso público de ampliar a representatividade de gênero e está concentrada na atração, retenção e valorização das mulheres por meio de ações afirmativas e com oportunidades de crescimento na carreira. Este trabalho é combinado com o fomento da inclusão, potencializando a capacidade da empresa de trazer soluções inovadoras e sustentáveis para a mineração e para a sociedade. Em 2023, o aumento percentual de contratações de mulheres na Vale superou os índices nacionais.

Seguiremos comprometidos em construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, com oportunidades equânimes e onde as pessoas possam se desenvolver e ser quem elas são.

Conheça mais sobre a jornada de evolução da equidade de gênero da Vale no Brasil

Em 2013, a Vale aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres que visa ao empoderamento das mulheres para que participem integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis de atividade.

A estratégia de sustentabilidade da Companhia também é alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na sua Agenda 2030 e inclui compromissos alinhados com o ODS 5, de igualdade de gênero, como a meta de dobrar a representatividade de mulheres na força de trabalho e na liderança sênior até 2025.

Além disso, veja abaixo alguns pontos de destaque sobre a permanente e intensa transformação cultural da Vale nno Brasil:

- A quarta empresa mais desejada para se trabalhar de acordo com a pesquisa Carreira dos Sonhos 2024
- A representatividade de mulheres cresceu de 13,8% para 27,3% do total de empregados desde 2019, o equivalente a 8.000 mulheres
- Em 2019, 25% das contratações foram de mulheres. Até agosto de 2024, este número foi de 47% - Desde 2019, dobramos a representatividade de mulheres em posições de liderança. Em 2019, 14% da nossa liderança era composta por mulheres. Em 2024 (até agosto) esse % aumentou para 29%.

Programas diversos de formação para mulheres.

  • Capacitamos mais de 3 mil mulheres em Operadora de Equipamentos, Mecânica, Elétrica, Solda e Operação Ferroviária
  • Programa Potencializando Talentos Mulheres, com foco em aceleração de carreira de mulheres que ocupam posições de analistas para assumirem posições mais estratégicas na companhia
  • Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, uma iniciativa que visa potencializar o desenvolvimento profissional de mulheres negras da sociedade
  • Programa Conversas Inspiradoras para mulheres líderes através de mentoria com profissionais renomados do mercado que atuam nas mais diversas áreas e segmentos

Benefícios

  • Programa Cegonha para apoio às gestantes e parceiros (as) para garantir o bem-estar familiar durante a gestação e no pós-parto
  • Licença-maternidade e paternidade estendida: 180 dias para mulheres e em 20 dias a licença-paternidade.
  • Reembolsamos parte das despesas de creche, babá e de pré-escola de crianças até 6 anos
 

Esse tema é prioridade para a Vale e em atendimento a Lei de Igualdade Salarial disponibilizamos aqui os relatórios gerados pelo governo federal, a partir de dados do Portal Emprega Brasil. Ressaltamos que, em conformidade com esta lei, a Vale visa a promoção da igualdade de remuneração entre mulheres e homens que desempenham funções equivalentes, combatendo a discriminação salarial.