Cerrar

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
3/11/21

Culture

Museus e centros culturais do Instituto Cultural Vale se dedicam à educação em novembro

Museu Vale, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Vale Maranhão e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás apresentam programação gratuita com diálogos sobre educação, arte e cultura

Para o Instituto Cultural Vale, museus e centros culturais são espaços de encontro, de convivência e de troca de conhecimentos fundamentais para a transformação social. Por isso, seus espaços uniram-se e, ao longo do mês de novembro, refletem sobre a educação e suas relações com a arte e a cultura. Juntos, Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) formularam, através de seus Núcleos Educativos, uma programação conectada e destinada a discutir e refletir sobre este universo. As atividades terão início na quarta-feira, 3, de forma gratuita e a programação completa está disponível nos sites de cada um dos espaços - listados abaixo.

Para o primeiro módulo, o tema escolhido foi Pedagogias Decoloniais. Seminários, rodas de conversa, laboratórios e outras atividades prometem proporcionar momentos de troca e reflexão sobre as relações entre interculturalidade, relações étnico-raciais e educação no Brasil. Os encontros têm como objetivo o mapeamento de práticas transformadoras neste universo e são destinados a profissionais da educação, de mediação em espaços culturais e artistas em geral.

“É muito simbólico ver ações e práticas educativas, que já são realizadas há alguns anos pelos espaços culturais da Vale no Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará, se conectarem, complementarem e se abrirem, cada vez mais, para o diálogo e cocriação com seus diversos públicos. O Pedadogia Decoloniais é um convite para todos continuarem experimentando, mesmo à distância, o museu como lugar de educação, de produção de conhecimentos e de muitos encontros”, afirma Flavia Constant, Gerente Executiva de Investimento Social e Cultura da Vale.

Através de diversos tipos de olhares, as atividades convidam a refletir sobre as diferentes realidades brasileiras e o alcance que diálogos sobre o tema têm ao ampliar perspectivas e visões de mundo. Dentre os nomes confirmados na programação estão Dodi Leal, travesti educadora, professora, performer e pesquisadora em Artes Cênicas; Mestre Vitalino, artesão autodidata e integrante da Banda de Congo Mestre Honório da Barra do Jucu; o Coletivo de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós; o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, dentre outros.

Pedagogias Decoloniais
Nos últimos anos, a complexidade das relações entre educação e diferenças culturais tem sido objeto de inúmeros debates, reflexões e pesquisas, no Brasil e em todo o continente latino-americano. Decolonizar na educação é construir outras pedagogias além da hegemônica.

O termo Pedagogias Decoloniais foi cunhado pela linguista Catherine Walsh, que junto a outros pesquisadores e intelectuais latinoamericanos, criou o grupo de pesquisa Modernidade/Colonialidade para discutir as dinâmicas coloniais do poder, do saber e do ser. O grupo reflete de maneira crítica e questiona os processos históricos do colonialismo como a dominação, exclusão, hierarquização, imposição e legitimação de práticas e saberes, acima de outras que, com o passar do tempo, são segregadas e acabam desaparecendo.

Espaços culturais do Instituto Cultural Vale

Centro Cultural Vale Maranhão (MA): ccv-ma.org.br
Memorial Vale Minas Gerais (MG): memorialvale.com.br
Museu Vale (ES): museuvale.com
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA): casadaculturacanaa.com.br

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda