Close Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Mulher negra sorrindo em um escritório. Ela está com os cabelos soltos, usa uma camisa cinza e crachá.
Fotógrafo: Alexandre Rezende
Foto de cintura para cima de um homem negro olhando para a câmera. Ele usa camisa verde e crachá.
Fotógrafo: Alexandre Rezende

Nosso compromisso com a equidade étnico-racial

Nossa empresa é construída a partir das singularidades de cada uma de nossas pessoas, que nos ajudam todos os dias a avançar em direção à um futuro mais equânime para todos e à um presente em que a discriminação e o preconceito não são tolerados.

Assumimos o compromisso de ser uma empresa antirracista e, juntos, trabalhamos todos os dias para promover a equidade de oportunidades na nossa empresa, a valorização dos nossos talentos negros e o combate ao racismo em todas as suas formas. Afinal, temos consciência que nosso papel na sociedade vai muito além da mineração.

Assista ao nosso manifesto antirracista

ícone em amarelo e branco representando aspas.

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista"

Para que exista mudança é necessário que, para além do discurso, haja um posicionamento claro. Saiba o que temos feito para promover a equidade étnico-racial em nossa empresa.
Ícone em branco e amarelo representando pessoas.
Estabelecemos a meta de ter 40% das posições de liderança (coordenadoras e acima) da Vale no Brasil composta por pessoas negras.
Ícone em branco e amarelo representando um chapéu de formatura
Promoção do letramento racial para a liderança executiva da nossa empresa.
Ícone em branco e amarelo representando uma mão e um coração.
Campanhas de conscientização e ações educativas têm sido promovidas por meio de webinars, treinamentos e conteúdos na plataforma da Valer Digital.
Ícone em branco e amarelo representando uma maleta.
O Programa de Recém-Graduados priorizou a contratação de profissionais negros. Dos 144 trainees do Brasil, 66% são negros.
Ícone em branco e amarelo representando papéis.
Lançado esse ano, o Programa Potencializando Talentos Negros oferece capacitação a 100 profissionais autodeclarados negros da empresa. Durante quatro meses, a iniciativa promove oficinas temáticas, sessões de coaching e mentorias em grupo, abordando temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada.​
Ícone em branco e amarelo representando uma mulher.
Em 2022, lançamos também o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas, a Vale quer contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuarem em posições mais estratégicas no mercado de trabalho. O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, é gratuito e tem duração de cinco meses.​
Ilustração representando um homem e uma mulher - ambos negros - usando uniformes da Vale. O homem está sorrindo de braços cruzados e a mulher está acenando.

Nosso relatório

Confira nosso Relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Vale e Mover na luta contra a discriminação racial

Desde 2021, aderimos ao Movimento pela Equidade Racial (Mover) – uma iniciativa inédita que reúne mais de 45 grandes empresas em prol de um objetivo: o compromisso da criação de um futuro no qual a equidade racial seja o ponto de partida.

Como uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, o MOVER tem como meta a criação de 10 mil posições adicionais para negros em vagas internas de liderança, além de impactar três milhões de pessoas com empregos e capacitação, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil. O Movimento também tem o compromisso de promover a conscientização com ações e conteúdos de letramento e incentivo ao debate com a sociedade.

O caminho é longo, mas juntos estamos ajudando a traçá-lo!
Dois homens negros com uniformes laranjas, capacetes e óculos de proteção, trabalhando em um trilho de ferrovia.

Fotógrafo: Ricardo Teles

Grupo de Afinidade Étnico-Racial

Nosso grupo de afinidade foi lançado em 2020 e é formado por empregados voluntários que têm o objetivo comum de promover discussões étnico-raciais, propor ações práticas para a equidade étnica e combater os vieses inconscientes e comportamentos discriminatórios por meio da propagação de conhecimento e sensibilização sobre o assunto.

A atuação do grupo é focada em apoiar o desenvolvimento dos seguintes pilares:
Ícone em verde e amarelo representando um caderno.
Curadoria de conteúdos para a jornada de aprendizagem na Valer Digital, visando contribuir para o letramento racial
Ícone em verde e amarelo representando um calendário.
Agenda de sensibilização que visa fomentar e participar de eventos que ajudem na compreensão das desigualdades
Ícone em verde e amarelo representando duas setas apontando para cima.
O engajamento da liderança
Ícone em verde e amarelo representando um aperto de mãos.
Apoio nas ações afirmativas de inclusão e equidade
Homem negro sorrindo e usando uniforme verde, óculos de proteção e capacete com o logotipo da Vale.
Onda

Aprendendo Juntos

O primeiro passo para combater o racismo é a conscientização e a promoção de conhecimento sobre o assunto. Vamos aprender juntos?

Nossas pessoas fazem parte de toda a jornada de transformação e evolução da Vale. Ajudar a impactar suas trajetórias é nosso orgulho!

Ícone em branco representando aspas
Eu sou empregada da Vale há mais de 10 anos e foi em 2020 na formação do Grupo de Afinidade Equidade Étnico-racial que vi que devo ‘vestir a camisa’ de forma que o impacto social positivo ultrapasse os muros da nossa empresa. Então, quando nós, com todo o nosso tamanho, nos posicionamos como antirracistas, puxamos uma cadeia imensa de empresas e, consequentemente, incentivamos que outras pessoas negras como eu tenham mais oportunidades.”

Gabriela Ataide

Analista de responsabilidade social e integrante do Grupo de Afinidade de Equidade Étnico-racial
Ícone em branco representando aspas
Eu queria afirmar e reafirmar o compromisso da Vale com a equidade racial. Essa agenda está diretamente ligada ao nosso propósito que é melhorar a vida e transformar o futuro. Juntos. E deixar muito claro para todos, empregados próprios, terceiros, fornecedores e toda a sociedade o nosso posicionamento sobre equidade racial (...) Nós somos uma empresa antirracista!”

Alexandre Pereira

Vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios
Ícone em branco representando aspas
Diversidade e inclusão não é um ponto de chegada, mas um caminho constante, iniciamos nossa jornada para buscar um ambiente mais inclusivo. Mas para o êxito do grupo, é imprescindível que todos unam-se a nós, no esforço de fazer com que a nossa voz ecoe por toda a empresa, pelo Brasil e pelo mundo. Para tornarmos uma só voz, que consolide a equidade étnica e racial.”

Carol Nascimento

Especialista técnico de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale e membro do novo Grupo de Afinidade
seta-direita Scroll to see more

Nossa voz é nossa força

Através do nosso trabalho, reunimos diversas vozes que se levantaram para defender a causa antirracista!
Aperte o play e escute o que elas têm a dizer

Adesão ao MOVER

seta-direita Scroll to see more

Programa Negritude Atitude

Desenvolvido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, o Negritude Atitude é um projeto criado pela historiadora Paula Porta, que reúne personalidades de diversas gerações e áreas de atuação para falar sobre a atualidade e sentidos do conceito de Negritude. Aperte o play e conheça o projeto!

Conheça mais sobre nossas políticas e o que não toleramos na nossa empresa

Homem negro de cabelos raspados sorrindo. Ele usa camisa verde com logotipo da Vale
Onda

Confira nossas notícias sobre o tema:

Nov/22



Out/22



Set/22



Ago/22



Jul/22



Jun/21



Mai/22



Abr/22



Mar/22



Fev/22



Jan/22



Dez/21



Nov/21



Dez/21



Set/21



Ago/21



Jul/21



Jun/21



Mai/21



Abr/21



Mar/21



Fev/21



Jan/21