Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno

Caminhos da coletividade

Conheça a força transformadora das nossas comunidades nessa websérie

As pessoas são protagonistas das suas próprias histórias. E, juntas, elas têm o poder de transformar para melhor a realidade de onde vivem.​ Em todas as regiões onde estamos presentes, há vários exemplos de comunidades que se mobilizaram para implementar projetos, potencializar resultados e realizar sonhos.

​A Vale tem orgulho de fazer parte de várias dessas histórias, investindo nas vocações das comunidades e apoiando na construção de novos caminhos de desenvolvimento.

O resultado das ações você pode conferir nas vozes de quem protagonizou essas histórias.

Assista aos episódios em cada um dos estados em que estamos presentes na série Caminhos da Coletividade:

Episódio 1 – A união faz a força!

Um grupo de 26 empreendedores se uniu para promover a Feira do Pequiá, em Açailândia, que vem transformando a comunidade.​ Conheça essa história no primeiro episódio do Caminhos da Coletividade e veja como a Vale faz parte projeto.​

Episódio 2 - Colhendo saberes

Desde 2019 a Casa de Farinha beneficia 29 famílias da Comunidade Água Branca com nosso apoio e da Associação dos Produtores do Assentamento Água Branca, incentivando a geração de renda e o fortalecimento comunitário. Conheça mais sobre os Caminhos da Coletividade no 2º episódio da websérie.​

Episódio 3 - Mãos que trançam o futuro

O Sitinho Trançando Arte é um coletivo de artesãs que acredita no poder da autonomia econômica das mulheres através da produção de artigos feitos manualmente a partir da palha e fibra do buriti.   Conheça a história dessas mulheres que, juntas com  a Vale e com a ONG NAVE, provam que a união faz a força no 3º episódio de #CaminhosDaColetividade.
Scroll to see more

Episódio 1 – Além do tatame

Coletividade, respeito ao próximo e inclusão social. É isso que você vai encontrar no primeiro episódio de Minas Gerais. Por meio de aulas de judô e esportes coletivos, a ONG Ajudôu auxilia crianças da comunidade de Ipatinga a buscarem um futuro melhor. ​

Episódio 2 – Construindo o amanhã

Desenvolvimento social passa pela promoção da educação e da capacitação profissional das novas gerações. No projeto Trilhas das Profissões, jovens da comunidade de Resplendor, em Minas Gerais, tiveram acesso à qualificação técnica e novas oportunidades. Aperte o play e conheça essa história!

Episódio 3 – O poder da união

Quando nos unimos, somos capazes de transformar o nosso redor. No terceiro episódio de Minas Gerais, apresentamos o projeto Instituições do Futuro e contamos como ele tem contribuído para o fortalecimento e o desenvolvimento social das comunidades de Governador Valadares e Aimorés. ​

Episódio 4 – Igualdade, transformação e inovação social

Desenvolver projetos voltados para a profissionalização no campo da costura e gastronomia e promover a igualdade de gênero com cursos para meninas e mulheres em linha de pobreza. Conheça os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto ITI de Itabira (MG) que recebe o apoio da Vale.

Episódio 5 – Parceria e transformação social

Resgatar a cultura e a história de Catas Altas (MG), com uma rede de parceiros e ainda contribuir para a geração de renda localmente. Essas são as premissas dos projetos Aprovart e Sabores do Morro desenvolvidos no município que contam com o apoio da Vale e têm transformado a vida das pessoas envolvidas.
Scroll to see more

Episódio 1 – Elas podem tudo!

No primeiro episódio, conhecemos mulheres inspiradoras que perceberam a força que têm, quando trabalham em coletividade. Empoderadas, elas conquistaram uma profissão, geram sua própria renda e sabem que podem tudo! ​

Episódio 2 – Força da comunidade

A união do coletivo tem poder transformador. É isso que você vai ver neste episódio, que mostra como pessoas engajadas trabalhando em conjunto melhoram a vida de toda a comunidade. Dê um play e conheça essas histórias.

Episódio 3 – Harmonia com a floresta

Você vai conhecer produtores que buscam garantir a harmonia entre o desenvolvimento e a floresta, mostrando que dá, sim, para gerar renda sem colocar a biodiversidade em risco. ​

Episódio 4 – Sua comida tem história

Antes de chegar nas prateleiras dos supermercados ou nas feiras, os alimentos passam pelas mãos de muitas pessoas, muitas vidas, muitas histórias. Conheça mais sobre quem produz nas comunidades e a força transformadora da coletividade. ​
Scroll to see more

Episódio 1 - Instituto Anderson Varejão 

O esporte é uma paixão nacional e pode transformar a vida de muitas pessoas. Conheça mais sobre uma das iniciativas patrocinadas pela Vale.

Episódio 2 - Projeto Reciclo 

Conheça como a reciclagem pode mudar a vida de diversas comunidades, com atividades desenvolvidas no Espírito Santo
Scroll to see more

Episódio 1 - Itaguaí

Em Itaguaí, comunidades caiçaras e quilombolas estão dando a volta por cima nas suas dificuldades com a valorização da pesca artesanal, da gastronomia local, do turismo de base comunitária e da capacitação profissional. 

Episódio 2 - Mangaratiba

Em Mangaratiba os #CaminhosdaColetividade uniram as comunidades através de projetos direcionados pro turismo caiçara, cursos profissionalizantes e empoderamento dos jovens da região. Conheça a websérie e essas histórias.
Scroll to see more

Nossa atuação no desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes

A Vale tem um histórico de engajamento e apoio social e um papel relevante nas localidades onde atua, mas queremos fazer mais. Para isso, consideramos na nossa ambição social ser um parceiro que possibilite o desenvolvimento e a autonomia das comunidades com as quais nos relacionamos, a partir do tripé educação-saúde-renda.

Eduardo Bartolomeo,
Presidente da Vale

Recentemente, a empresa divulgou sua meta social para 2030:

  • Figurar entre as três empresas do setor mais bem posicionadas nos requisitos sociais de acordo com as principais avaliações externas em mineração sustentável;
  • Retirar 500 mil pessoas da pobreza extrema;
  • Colaborar com as comunidades indígenas vizinhas a todas as operações da Vale na elaboração e execução de seus planos em busca de direitos previstos na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Espírito Santo

Passe para o lado e saiba mais sobre a atuação da Vale em cada uma das regionais onde a empresa atua.

O Espírito Santo desempenha papel central para a Vale com o escoamento do minério vindo de Minas Gerais por meio da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), que transporta diversos produtos e milhares de passageiros todos os anos. A Vale também participa da comunidade capixaba por meio diversos ativos culturais e ambientais.

Vale no Maranhão

Passe para o lado e saiba mais sobre a atuação da Vale em cada uma das regionais onde a empresa atua.

O Maranhão é uma área estratégica para nós. Pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), localizado em São Luís, minério de ferro e outras cargas embarcam com destino a mercados consumidores de vários cantos do mundo. Muito além de produtos e cargas, buscamos deixar um legado positivo nos locais onde estamos presentes. No Maranhão isso não é diferente: desenvolvemos projetos e ativos como o trem de passageiros, o Parque Botânico de São Luís e o Centro Cultural Vale.

Vale em Minas Gerais

Passe para o lado e saiba mais sobre a atuação da Vale em cada uma das regionais onde a empresa atua.

Minas Gerais é o berço da Vale. Foi na cidade mineira de Itabira em que nossa empresa nasceu, em 1942, como Companhia Vale do Rio Doce. Depois de mais de oito décadas de operação, o estado continua respondendo por mais de metade da nossa produção de minério de ferro. Mas, nossa atuação também vai além disso. Em Minas, trabalhamos com diversos projetos sociais na área de saúde, geração de renda, educação, empreendedorismo social e equidade de gênero.

Vale no Pará

Passe para o lado e saiba mais sobre a atuação da Vale em cada uma das regionais onde a empresa atua.

A história da Vale no Pará começou em 1967, quando foi descoberta a primeira jazida de minério de ferro da região de Carajás. Hoje, o estado abriga o maior complexo minerador do Brasil. Somos gratos pela oportunidade que temos de contribuir com desenvolvimento local e queremos crescer de mãos dadas com a comunidade e as futuras gerações, promovendo um diálogo ainda mais transparente e prosperidade por meio do desenvolvimento sustentável.

Vale no Rio de Janeiro

Passe para o lado e saiba mais sobre a atuação da Vale em cada uma das regionais onde a empresa atua.

No Rio de Janeiro, nossa empresa opera dois terminais para carregamento de minério de ferro com capacidade de embarque de mais de 75 milhões de toneladas por ano. Além disso, a Vale mantém a Fazenda Marinha, um projeto que promove o monitoramento de indicadores de qualidade ambiental na Baía de Sepetiba.
Também estamos presentes na região com iniciativas para valorizar a cultura local, promover a educação e o incentivo à leitura, além de cuidar do meio ambiente do nosso entorno.
Scroll to see more