Dia Internacional Contra a Corrupção: nossos executivos lembram a importância do tema
Fechar
Buscas recentes
Corrupção é crime e combater essa prática ilegal ainda é um desafio global. O Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de dezembro, lembra a importância do combate à corrupção para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conversamos com alguns de nossos líderes sobre o compromisso anticorrupção da nossa empresa.
Como o compromisso com o combate à corrupção está conectado à estratégia da nossa empresa?
Essa conexão começa quando pensamos no que está por trás da nossa estratégia. Queremos construir uma Vale melhor. Queremos ser referência na criação e compartilhamento de valor, não apenas para nossos investidores, mas para a nossa sociedade. E tudo isso passa necessariamente por assumirmos responsabilidade na luta contra a corrupção. Nosso compromisso com o combate à corrupção, além de ser parte dos princípios éticos da Vale, é também parte da nossa agenda ESG (environmental, social and governance). Com cada vez mais transparência e uma governança sólida, contribuímos para essa agenda global que interessa a cada um de nós como cidadãos.”
José Luciano Duarte Penido
Presidente do Conselho de Administração
José Luciano Duarte Penido
Presidente do Conselho de Administração
Combater a corrupção também é colocar em prática o nosso propósito?
Não tenho dúvida disso. Como vamos transformar o futuro se não combatermos um crime que desvia recursos que poderiam ser utilizados para melhorar a saúde, a segurança e a educação da nossa sociedade? Esse é um compromisso básico nosso, não dá para ser diferente. Agir com integridade é necessariamente ter intolerância com qualquer forma injusta de fazer negócios. Na nossa empresa, não existe espaço para nenhum tipo de corrupção ou suborno. E isso depende de cada um de nós, começando pela liderança que deve dar o exemplo. Temos que colocar sempre a ética, os nossos valores e o nosso propósito em prática a cada decisão que tomamos.”
Eduardo Bartolomeo
Presidente da Vale
Eduardo Bartolomeo
Presidente da Vale
Em 2022, vimos diversos casos de corrupção, alguns até mesmo envolvendo empresas do setor de mineração. Como nossa empresa está evoluindo na gestão deste risco?
Combater a corrupção é um dos desafios que guia o nosso Programa de Ética & Compliance. Desde o lançamento do Programa, em março de 2021, evoluímos bastante na gestão do risco de corrupção. Implementamos novos controles e testes, estamos automatizando alguns processos de detecção de desvios. Mas tudo isso é compliance, é fazer cumprir a regra. E nós acreditamos que existe algo maior do que isso: a ética. Combater a corrupção depende do comportamento individual de todos que fazem a Vale. É por isso que apostamos também em ações de comunicação e treinamentos sobre este tema, como o Curso Anticorrupção que lançamos este ano durante a Semana da Ética. Precisamos estar capacitados e alinhados aos valores da nossa empresa. É assim que vamos tomar decisões de forma ética e responsável para combatermos a corrupção.”
Denis Cuenca
Diretor de Auditoria e Conformidade
Denis Cuenca
Diretor de Auditoria e Conformidade