Imagem de header interno Imagem de header interno
11.10.24

Dams

Segurança: Vale conclui eliminação de mais uma barragem a montante e chega a 53% do Programa de Descaracterização

Dique 1A, na mina Conceição, em Itabira (MG), é a 16ª estrutura a montante eliminada pela empresa

As comunidades que vivem próximo às operações da Vale estão mais seguras. Mais da metade do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da empresa foi concluído. Na última semana, a empresa finalizou as obras de eliminação do Dique 1A, na mina Conceição, em Itabira (MG).

Essa é a 16ª estrutura a montante eliminada pela Vale no Brasil, do total de 30 previstas. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 9 bilhões no Programa e a expectativa é chegar a 60% de conclusão até o fim de 2025, quando a empresa também prevê não ter nenhuma estrutura em nível máximo de emergência.

“Nossa prioridade é garantir que cada etapa desse processo seja realizada com responsabilidade e com o rigor técnico necessário para mitigar quaisquer riscos. Sabemos da importância dessas ações e trabalhamos de forma transparente, mantendo um diálogo constante com as comunidades, autoridades e órgãos reguladores. Este é um passo fundamental para consolidarmos nossa meta de oferecer um ambiente mais seguro, sustentável e alinhado às melhores práticas globais”, afirma Adriana Bandeira, diretora de Descaracterização de Barragens e Projetos Geotécnicos da Vale.

A eliminação de estruturas construídas a montante é um compromisso assumido pela Vale logo após o rompimento da barragem B1, em Brumadinho, além de atender às legislações federal e estadual vigentes sobre segurança de barragens. As ações implementadas para a descaracterização são objeto de avaliação e acompanhamento contínuo de auditorias independentes e dos órgãos reguladores competentes.

As soluções de eliminação são customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente. Todas as estruturas a montante da Vale no Brasil estão inativas e são monitoradas 24 horas por dia pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa.

80% do Programa de Descaracterização já foi concluído em Itabira 

Dique 1A, na mina Conceição, em Itabira (MG), é a 16ª estrutura a montante eliminada pela Vale no Brasil. Foto: Divulgação/Vale

O Dique 1A foi a 8ª estrutura a montante eliminada em Itabira, o que corresponde a 80% do Programa de Descaracterização no município. No último mês, também foi concluída a obra de descaracterização do Dique 1B, na mina Conceição. Anteriormente, os diques 2, 3, 4 e 5 do Sistema Pontal, a barragem Ipoema, na Mina do Meio, e o Dique Rio do Peixe, em Conceição, já haviam sido eliminados.


As outras duas estruturas que fazem parte do programa no município são os Diques Minervino e Cordão Nova Vista, ambos do Sistema Pontal, e que serão descaracterizados após a construção de uma nova Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ2), medida preventiva que permitirá a eliminação das estruturas com segurança.

As obras de eliminação do dique 1A tiveram início em abril deste ano e foram finalizadas antes do prazo previsto. Com a conclusão, a descaracterização agora passará pelo processo de avaliação e validação dos órgãos competentes, conforme determina a legislação vigente.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda