Tanca

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
17/2/19

Dams, Reparation

Vale atualiza sobre desocupação na região de Macacos (MG)

De 110 pessoas, 42 estão em hotéis e as demais em casas de parentes ou outros locais, respeitando suas escolhas

A Vale registrou, até a manhã deste domingo (17/2) 110 pessoas da região de Macacos, em Nova Lima, a 25 km de Belo Horizonte (MG), como parte das ações preventivas estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem B3/B4, da Mina Mar Azul. Dessas, 42 estão em hotéis e as demais em casas de parentes ou outros locais, respeitando suas escolhas. Todos os moradores saíram da Zona de Autossalvamento (ZAS). 
 
A Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada. A empresa colocou à disposição hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos e itens de necessidade básica, além de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos nos pontos de atendimento, no Centro Comunitário de Macacos e em dois hotéis de Belo Horizonte. 
 
Neste domingo (17/2) pela manhã, a Polícia Militar, seguindo orientações da Defesa Civil, interditou os acessos a Macacos pela BR-040 e pela MG-030 (via condomínio Ecoville). Para chegar à região, o acesso disponível é pela estrada da Passárgada, via Vale do Sol, em Nova Lima, com bloqueio apenas para o bairro Capela Velha.  
 
A evacuação e o bloqueio dos acessos à área da Zona de Autossalvamento permanecerão até liberação pela Defesa Civil e demais órgãos competentes. As pessoas que não foram procuradas pelos órgãos competentes podem permanecer em suas casas.   
 
Sobre a barragem 
 
A Vale intensificou as inspeções na Barragem B3/B4, que estão sendo realizadas em regime especial, com a presença de profissionais especializados 24 horas por dia. A empresa reforça que não houve alteração nos dados técnicos da barragem ao longo dos últimos meses e que as últimas inspeções não detectaram anomalias relevantes. Novas vistorias estão sendo realizadas com participação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a barragem está passando por auditoria externa já prevista anteriormente. 
 
Em decorrência da elaboração do projeto de descaracterização da barragem, foi identificado pela empresa responsável que o modelo geológico-geotécnico poderia ser diferente do atualmente considerado. Até que as divergências entre os modelos sejam sanadas, a Vale optou por acionar o PAEBM e manter preventivamente a evacuação da área.       
 
A Barragem B3/B4 tem processo construtivo a montante e faz parte do plano de aceleração de descaracterização anunciado pela Vale.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda