أقفل

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
١٦‏/٣‏/٢٠٢١

Social

Reforma de ala do Hospital Geral de Parauapebas reforçará atendimento de casos da Covid-19

Requalificação da ala, que ampliará a capacidade de atendimento do hospital, integra pacote de ajuda humanitária da Vale para combate à pandemia no país

Um total de 28 leitos críticos para atendimento à Covid-19 serão criados no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) a partir da reforma realizada pela Vale. Com investimento de R$ 2,5 milhões, as obras de requalificação de uma ala do hospital, de aproximadamente 540 m², devem ser concluídas até a primeira quinzena de abril deste ano.

A reforma contempla a construção de sete enfermarias, todas com ambientes climatizados, salas de apoio e banheiros internos completos, além de posto de enfermagem, farmácia e salas de prescrição, preparação de nutricional, paramentação e desparamentação.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Vale no Pará, Luiz Veloso, a empresa tem buscado contribuir de forma ativa no reforço das ações de saúde pública no combate à Covid-19. "Para isso, mantemos um diálogo com os municípios onde atuamos, para entender as principais necessidades e como podemos apoiá-los. A ampliação da capacidade de atendimento do hospital beneficia não apenas Parauapebas, como também a população da região", pontua.

Desde janeiro deste ano, a Vale renovou convênio com o Instituto Acqua para a contratação de profissionais de saúde que estão atuando nos 40 leitos para atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus, sendo 15 leitos críticos e 25 de enfermaria, no HGP. O espaço, que foi reformado e ampliado pela Vale em 2020, atendeu até o momento, mais de 130 pacientes. Com o término da reforma da ala do HGP, o município contará com 28 leitos críticos e 40 leitos de enfermaria para atendimento de Covid-19.

 

Apoio ao Estado e municípios

No mês passado, a Vale realizou novas doações ao Governo do Estado e municípios do Pará para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Trinta respiradores foram entregues aos hospitais da rede pública de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Marabá. A empresa está doando 36 mil metros cúbicos de oxigênio ao governo do Pará e 8 monitores multiparâmetros, 16 bombas de infusão e 20 camas hospitalares para Marabá.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Vale vem oferecendo ajuda humanitária para o combate à Covid-19. Entre as ações destinadas aos Pará, a empresa doou máscaras, 5,4 milhões de EPIs e mais de 139 mil testes rápidos. Também, em Parauapebas, foi assegurado o suporte financeiro para aplicação de 100 mil testes padrão de identificação do coronavírus (Testes PCR) de forma gratuita no município.

Foram entregues ainda mais de 5 mil equipamentos e mobiliários para hospitais de oito municípios (Parauapebas, Tucumã, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins e São Félix do Xingu) e ao Governo Estadual. Entre os equipamentos, respiradores, monitores multiparâmetros, aparelhos de pressão, bombas de infusão, carrinhos de emergência, oxímetros de pulso, entre outros.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda