أقفل

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
٣٠‏/١٠‏/٢٠٢٠

Innovation

Jornada de Inteligência Artificial: Vale promove 'masterclass' gratuita para estudantes

Objetivo do curso de duas horas é apresentar a Ciência de Dados aos jovens; inscrições se encerram na terça-feira,dia 3

Como parte da sua Jornada de Introdução à Inteligência Artificial, a Vale promove na próxima quinta-feira, 5/11, a partir das 14h, uma "masterclass" sobre conceitos, prática e mercado de trabalho em Ciência de Dados. O objetivo é atrair estudantes para essa área de conhecimento que vem crescendo nos últimos anos. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até terça-feira, 3/11, pelo site www.vale.com/jornadaia.

Com duas horas de duração, a "masterclass" será ministrada por especialistas da Vale e terá quatro módulos. O conteúdo vai da teoria à prática, passando por orientações sobre mercado profissional e iniciação científica. É o segundo evento da Jornada de Introdução à Inteligência Artificial, que teve início no final de outubro com uma "live" sobre ciência de dados que atraiu um público de mais de 1.200 pessoas.

O cientista de dados é um profissional responsável por desenvolver sistemas de Inteligência Artificial que podem ser aplicados a vários campos de conhecimento como indústria, comércio e entretenimento. É uma profissão recente que ainda carece de mão de obra especializada no Brasil. A expectativa é que essa demanda siga em alta.

No ano passado a Vale criou o AI Center, seu centro de Inteligência Artificial em Vitória (ES), para desenvolver e monitorar as iniciativas dessa ciência nas unidades da empresa em vários países. O centro também promove treinamentos com empregados de várias áreas para que eles conheçam fundamentos da Inteligência Artificial e assim possam participar do desenvolvimento das soluções em conjunto com os cientistas de dados. Desde 2017 já foram capacitados 600 profissionais em cinco países.

Outra função do AI Center é promover intercâmbio com instituições de ensino. No local já foram desenvolvidos 15 projetos de graduação e pós-graduação.

A Vale investe em Inteligência Artificial para aumentar a segurança das operações e a confiabilidade dos ativos, além de incrementar a produtividade. Uma das linhas de projetos é a de predição de falhas. Os especialistas captam milhões de dados a partir de sensores instalados em equipamentos e de outras variáveis da operação, analisam as informações e, com o apoio de modelos de análise avançada, geram insights que ajudam a prever, por exemplo, quando esses equipamentos poderão apresentar falhas. Dessa forma, é possível evitar a quebra do equipamento, o que pode causar prejuízos ao negócio, mas principalmente danos aos empregados da operação.

Serviço
Masterclass: 5/11, de 14h às 16h
Inscrições: até 3/11 em vale.com/jornadaia

Programa:
- Ciência de Dados: conceitos, metodologia e ferramentas (com Jodelson Sabino e Juliano Santos Correa, coordenador de Solução de Negócio para Tecnologia Operacional)
- Análise preditiva na prática (com Jodelson Sabino)
- Mercado profissional: os diversos atores em um projeto de ciência de dados (com Rafael Lychowski, gerente de Inteligência Artificial da Vale)
- Início de carreira, da iniciação científica ao estágio (com Jodelson Sabino e Gustavo Pessin, pesquisador do Instituto Tecnológico Vale)

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda